img

Invista na cor certa dos alimentos!

Saiba em qual cor investir para ter uma boa saúde

Todo mundo já aprendeu que o ideal é ter refeições bem coloridas para uma nutrição adequada. Mas, o que muitas vezes não se sabe, é que cada cor de alimento carrega um determinado nutriente que pode auxiliar na prevenção de diferentes doenças.

Alimentos de coloração branca ou clara, como batata, banana, couve-flor, feijão branco e leite, são excelentes fontes de potássio e cálcio. Assim, contribuem para a manutenção dos ossos, além de favorecer a regulação dos batimentos cardíacos e serem fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Já os de cor vermelha, como tomate, morango, melancia e goiaba, são indicados contra a depressão, o cansaço ou a falta de desejo sexual.

Para reforçar as defesas do organismo, alimentos de coloração amarela ou laranja, como mamão, cenoura, laranja, milho e abóbora, são indicados. Ótimas fontes de vitamina C, e também são ricos em betacaroteno, nutriente fundamental para a manutenção dos tecidos e do cabelo. "Esses alimentos podem auxiliar na ação antioxidante contra os radicais livres, e alguns são capazes até de prevenir o câncer de mama. Também beneficiam a visão e realmente fortalecem o sistema imunológico", diz a nutricionista Lila Valente.

A limpeza do organismo está associada à ingestão de alimentos de cor verde, como abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis e kiwi. Quem determina essa coloração é a clorofila, que é considerada um importante energético celular, que desintoxica as células, inibe os radicais livres e também protege o cabelo e a pele.

A dica para quem sofre de problemas intestinais é investir em alimentos de cor marrom, como soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha e nozes. Ricos em fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino e previnem a prisão de ventre. Também têm efeito antioxidante, vasodilatador, e combatem a ansiedade e a depressão.

Alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento, além de cuidar do coração, possuem as cores preta ou roxa, como ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo e alcachofra. "Eles contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. Os alimentos com essa coloração diminuem a velocidade do envelhecimento das células e neutralizam as substâncias cancerígenas antes que elas alterem o código genético", explica a especialista.

Anotou tudo?! Aproveite as dicas para colorir a sua vida da forma mais adequada!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...