img

Atenção aos ‘zero calorias’!

Muitas vezes o produto menos calórico não é a melhor opção para um emagrecimento eficaz

Você tem o hábito de ler os rótulos dos produtos que consome? É bom começar, porque nem tudo que parece, é! Muitas vezes o menos calórico não é a melhor opção para quem quer emagrecer, ou mesmo levar uma vida mais saudável. Não se deixe seduzir simplesmente por embalagens que trazem a marca zero ou light. É importante ler a informação nutricional do alimento, para ter certeza de que você não está apenas se enganando.

Nas embalagens de sucos de laranja industrializados, por exemplo, que são vendidos nos mercados, está escrito "100% natural". Mas, com uma rápida olhada na tabela de composição, a presença de conservantes é revelada. Há ainda os que trazem a mensagem: "não contém conservantes". Contudo, com atenção, percebe-se que possuem antioxidantes que, na prática, atuam da mesma forma.

Diante da falta de fiscalização da indústria brasileira, acredita-se que a melhor maneira de garantir uma dieta mais balanceada é comparar as tabelas nutricionais de um mesmo produto, de diferentes marcas, na hora da compra. "Biscoitos cream crackers, por exemplo, são descritos nos rótulos como 'leve', 'água e sal' e '0% gordura'. Mas, em alguns, o conteúdo de sódio e gorduras está em excesso. Sendo assim, conferir os valores nas distintas embalagens ajuda bastante na hora da escolha", explica a nutricionista Gabriela Marcelino. O mesmo acontece com o queijo branco, pois, dependendo do fabricante, os teores de gordura e calorias podem variar significativamente. Contudo, vale ressaltar que eles são sempre melhores opções que os amarelos, que são bem mais calóricos.

Na seleção das bebidas, o cuidado deve ser redobrado. Os famosos refrigerantes 'zeros' não são vantajosos para quem quer emagrecer, pois possuem sódio em excesso, que altera a pressão arterial e causa inchaços. Para substituí-los, o suco natural das frutas é a melhor opção. Mas, se mesmo assim existir a preferência em consumir os refrigerantes, é melhor escolher as versões diet/light e os transparentes, já que não contém corantes.

A nutricionista também comenta sobre algumas atitudes que aparentemente ajudam na dieta, mas, na verdade, só atrapalham:

- Não tomar o café da manhã. Esta é a primeira refeição do dia, e nela deve conter carboidratos para dar energia e fazer o cérebro funcionar, proteínas para repor células de tecidos e órgãos, vitaminas e minerais para regular as funções vitais e fibras e água para colocar o intestino para funcionar;

- Pular uma das principais refeições do dia (almoço e jantar) para "economizar" calorias para um evento especial;

- Seguir dietas rápidas e da moda. Radicalismos não resolverão problemas a médio e longo prazo. Caso a pessoa esteja acima do peso, um nutricionista é o ideal para auxiliá-la.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...