img

Estética e saúde: entenda a importância do consumo de água

Especialistas da área de saúde explicam os principais benefícios da água para o nosso corpo

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e, aproveitando a ocasião, especialistas da área da saúde chamam atenção para o fato de que o uso apropriado do líquido ajuda a preservar a beleza e a estética. Dicas simples de como usar adequadamente a água em seu benefício podem melhorar bastante sua qualidade de vida.

Hidratação: impossível falar em água sem entrar neste tema. Enquanto os seres humanos podem viver meses sem alimento, eles sobrevivem apenas dias sem beber água. Ou seja, a ingestão desse líquido é obrigatória à saúde.

Por isso, a endocrinologista Lila Valente salienta a importância de se respeitar o consumo diário de água para garantir a manutenção das células mortas e o bom funcionamento do organismo. "O recomendado é em média de 35-50 ml/kg de peso corporal. Mas vale lembrar que o consumo de água também deve ser adequado a cada estação do ano, e ainda estar relacionado à quantidade de calorias ingeridas no dia. Obedecendo a regra, será mantida uma boa função intestinal, renal, além de melhorar a qualidade da pele e ainda o equilíbrio da pressão arterial", explica a especialista.

Como tratamento relaxante, o professor de ioga da Academia da Praia, Edimar Lisboa, sugere um banho relaxante para revigorar o corpo, de preferência com uma água morninha. Quem tem problemas de insônia pode ter na água uma aliada para auxiliar o relaxamento do corpo. "Fazer uma bolsa de água quente na região cervical também ajuda a proporcionar um sono mais profundo e reparador", acrescenta o quiropraxista Lucas Rech, que trabalha na Casa da Coluna.

A água é o elemento mais abundante na Terra e também aquele que o nosso organismo mais necessita. Mais de 60% do corpo humano é constituído por água e, sendo assim, sem dúvida, este líquido torna-se um nutriente indispensável para o nosso bem-estar e saúde. Ela auxilia na regulação da temperatura corporal, na eliminação das toxinas, através da urina e da transpiração, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo, entre outras funções.

Portanto, conserve a água potável do planeta, aproveite as dicas e sinta-se bela e saudável!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...