img

Pais carnívoros, filhos vegetarianos

Saiba mais sobre a introdução de dietas vegetarianas em crianças

Muitas vezes os hábitos dos pais são determinantes nos gostos dos filhos, mas nem sempre isso é uma verdade absoluta. Ainda mais quando o tema é alimentação. Em alguns casos, os pais têm o gosto por uma nutrição carnívora, por exemplo, e os filhos preferem restringir seu cardápio a uma dieta vegetariana. Outra situação é quando os pais querem imprimir costumes mais saudáveis aos filhos desde pequenos. Neste caso, é preciso ter sabedoria para que o espaço de todos seja respeitado e para que não faltem nutrientes nas escolhas de ambos os lados.

A alimentação equilibrada é o segredo de uma qualidade de vida promissora. Crianças vegetarianas, que são amamentadas exclusivamente até os seis meses e possuem uma boa nutrição desde cedo, serão adultos mais saudáveis e com peso adequado no futuro.

Por mais natural que venha a ser o cardápio dos pequenos, os pais devem estar atentos para que não falte nenhuma vitamina ou nutriente necessário para o desenvolvimento infantil. "Quando os filhos decidem por uma alimentação vegetariana, os pais precisam ter maior atenção e adequação na alimentação dos mesmos. O primeiro passo, antes de elaborar um cardápio para a criança, é decidir se haverá ou não a inclusão de leite e derivados (alimentação ovolactovegetariana), ou se a dieta escolhida será o vegetarianismo absoluto (onde não se consome nenhum tipo de alimento de origem animal)", explica a nutricionista Gabriela Marcelino.

De acordo com a especialista, dietas vegetarianas bem planejadas podem oferecer a ingestão nutricional adequada à criança. As crianças vegetarianas que possuem uma alimentação equilibrada, associada a hábitos de vida saudáveis, têm taxas de crescimento similares às de crianças não vegetarianas. Entretanto, Gabriela alerta sobre o consumo da vitamina B12. "Esta vitamina só pode ser oferecida ao organismo através do consumo de alimentos de origem animal, portanto deverá ser suplementada em dietas vegetarianas com acompanhamento do médico/nutricionista", complementa.

O monitoramento da hipovitaminose A e da anemia por carência de ferro, que são as principais deficiências nutricionais da população brasileira, também deve ser efetivo para crianças vegetarianas. A consulta médica e nutricional periódica deverá estar em dia, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança.

Na escolha de comidas saudáveis para a criança vegetariana, diversifique, busque alimentos naturais e, quando optar pelos industrializados, tenha o hábito de ler os rótulos. Faça escolhas saudáveis! A promoção da saúde dos filhos pequenos é responsabilidade dos pais.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...