img

Um alerta sobre a arteriosclerose

Também conhecida como enrijecimento das artérias, a doença é muito comum e afeta 10% da população acima dos 50 anos

A arteriosclerose é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela formação de ateromas (placas compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso) nos vasos sanguíneos. Ela se manifesta clinicamente em 10% da população acima de 50 anos. Contudo, essas estatísticas não indicam o número total de afetados, pois seu desenvolvimento é lento e progressivo, e é necessário haver uma obstrução arterial significativa, de cerca de 75% do calibre de uma artéria, para que surjam os primeiros sintomas isquêmicos (sintomas derivados da falta de sangue).

A doença afeta grande parte da população mundial, por isso é bom ficar bem atento. O angiologista Manuel Julio Cota, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), explica como a doença se dá clinicamente. "O grande problema é que essas placas podem se acumular e acabar reduzindo ou, até mesmo, impedindo o fluxo de sangue dentro dos vasos. Nesse caso, a irrigação dos tecidos e órgãos do corpo humano fica seriamente comprometida e há risco de morte".

O que acontece é que as pessoas que têm comportamento de risco acabam desenvolvendo lentamente a doença e, quando ela se manifesta, já pode ser tarde demais. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da arteriosclerose são: hipertensão (pressão alta), Diabetes Mellitus e hiperlipidemia (colesterol alto). Outros aspectos, ligados a maus hábitos de saúde, podem influenciar diretamente no acúmulo de ateromas no interior dos vasos, como falta de atividade física, obesidade, tabagismo e ingestão excessiva de álcool.

Para se prevenir, o ideal é que aconteça uma mudança de hábitos. Já o tratamento consiste na retirada das placas de gordura presas nas paredes das artérias. Depois, é preciso curar as lesões que ficam no local. Isso é feito por cirurgia, o cateterismo, a angioplastia a laser e alguns medicamentos, além de atividade física. "Também é recomendável fazer visitas anuais ao angiologista, independentemente da existência de sintomas. Este tipo de atitude traz boas oportunidades de diagnóstico da arteriosclerose, ainda em estágios iniciais. Prevenir é sempre o melhor caminho", orienta e conclui o médico.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...