Buscar no site




















Frigidez

O que voce gostaria de saber

descriçao

A frigidez é um transtorno da excitação sexual na mulher, que consiste na impossibilidade de alcançar ou manter a excitação sexual, mesmo quando a estimulação sexual é adequada.

causas

As causas podem ser físicas ou psicológicas. Entre estas últimas, a depressão, o estresse ou os conflitos de casal são as mais freqüentes. Também incide o sentimento de culpa que uma pessoa pode sentir diante do prazer sexual ou o desconhecimento respectivo do funcionamento dos órgãos genitais, e em especial, do clítoris. As causas físicas podem ser transtornos da glândula da tiróide, insensibilidade relacionada com diabetes, alcoolismo ou alterações do sistema nervoso ou o uso de ansiolíticos. Também podem originar-se do incômodo produzido por uma infecção da bexiga ou da vagina, ou por uma endometriose, assim como pode ver-se diminuída a capacidade de se excitar sexualmente na mulher pela extração cirúrgica dos ovários ou por deficiências estrogênicas vinculadas a menopausa.

tratamentos

Uma vez determinado se as causas são de origem psicológica ou física, os problemas físicos podem tratar-se com antibióticos se a origem for uma infecção, por exemplo, ou com hormônios, se for se tratar de equilibrar uma deficiência. Exercícios relacionados com os músculos pélvicos e vinculados às sensações podem ajudar a mulher a sentir mais prazer no ato sexual. Se a origem do transtorno é psicológica deve ser tratado com psicoterapia.