Buscar no site




















Presbiopia

O que voce gostaria de saber

descriçao

A presbiopia ocorre quando os olhos ou as lentes dos olhos (cristalino) não conseguem focar a luz na retina, um tecido nervoso responsável pela formação da imagem vista, formando a imagem atrás da retina. Se o olho tem uma distância muito pequena entre a superfície do olho e o fundo do olho, ou se as lentes dos olhos não conseguem focar direito as luzes, ocorre a formação a imagem vista atrás da retina, causando borramento de visão. Esse quadro ocorre mais frequentemente em adultos acima dos 40 anos pois o cristalino perde a elasticidade, impedindo o ajuste normal do foco. Essa é a razão da necessidade do uso de óculos para correção. Em pessoas jovens também pode ocorrer a formação da imagem atrás da retina. Nesse caso, é chamado de hipermetropia.

causas

A causa é a incapacidade do olho de focar a luz na retina.

sintomas

Algumas pessoas não apresentam sintomas de presbiopia. Outras podem ter visão turva ou cefaléia, especialmente após a leitura.

diagnosticos

Um oftalmologista pode diagnosticar o problema através de testes de refração do olho, um teste onde é feito medidas para determinar a necessidade do uso de lentes corretivas. Algumas vezes é preciso o uso de colírio para dilatar a pupila com a finalidade ajudar no teste de refração.

tratamentos

O tratamento geralmente é o uso de óculos. Não há meios nutricionais ou medicamentosos que melhoram a visão.