Buscar no site




















Joanete

O que voce gostaria de saber

descriçao

A joanete é um inchaço, geralmente dolorido, da articulação do dedão do pé. A joanete pode estar presente desde o nascimento, mas é mais comum ser uma deformidade adquirida. Isso significa que existe um problema estrutural ou biomecânica do pé que eventualmente leva a irritação e deformidade da articulação do dedão do pé. A joanete geralmente ocorre em pessoas com a estrutura do arco do pé instável. Essas pessoas têm a parte da frente do pé virado para fora e a parte de trás virado para dentro. Os dedos irão então alinhar com a porção posterior do pé, criando uma aparência de zig-zag no pé. Quando essas pessoas colocam o peso no pé, ele tende a torcer para dentro, empurrando o dedão contra os outros dedos. Com isso há um aumento de pressão em cima da articulação do dedão, empurrando-a para fora. Após vários anos, o osso na base do dedão fica irritado e essa irritação provoca o aumento da formação óssea e esse aumento causa irritação no tecido mole, levando a inflamação e a dor. Devido ao desenvolvimento lento e progressivo do processo, a articulação do dedão começa a se adaptar a nova posição, formando a deformidade.

causas

Existe o risco da irritação ser tão grave a ponto de romper a pele, o que pode causar infecção da área. O principal problema da joanete é a dor. Ela leva as pessoas a diminuírem as suas atividades e interfere nas suas atividades do dia a dia.

sintomas

Os sintomas mais comuns da joanete são: um inchaço dolorido na base do dedão do pé, um dedão que é virado para o outro dedo, causando dor, um dedão que fica embaixo do segundo dedo, causando a elevação do segundo dedo, dor e formação de calo.

diagnosticos

O diagnóstico é feito através do exame físico.

tratamentos

O tratamento mais eficiente é a descoberta precoce do problema e a sua resolução. Os suportes ou órteses podem corrigir as estruturas anormais. Outras medidas são: uso de sapatos espaçosos e confortáveis, cirurgia. Após o tratamento, deve-se proteger a área acometida para prevenir os sintomas ou continuar usando os órteses prescritos.