Buscar no site




















Catapora

O que voce gostaria de saber

descriçao

Catapora é uma doença causada pelo vírus herpes-varicela-zoster e é caracterizada por uma erupção cutânea bolhosa. A catapora é caracterizada por erupção cutânea bolhosa, avermelhada e pequenas. essas bolhas parecem gotas de orvalho em cima de um mancha vermelha. Ela normalmente é adquirida na infância inalando-se o vírus de uma pessoa infectada ou tendo contato com as bolhas da erupção cutânea de catapora, quando ainda há fluido nelas. A doença geralmente é mais severa nos adolescentes e adultos. Pode apresentar risco de vida em pessoas com problemas da imunidade, mulheres grávidas e bebês nascido de mães que tiveram catapora ao redor da época do parto. O feto às vezes pode adquirir o vírus nos primeiros 6 meses de gravidez. Se isto acontece, o bebê pode nascer com: malformações na pele e braços, problemas nas pernas, nos olhos ou no sistema nervoso central. Depois da recuperação de catapora, o vírus permanece 'latente' ou quieto no corpo para o resto da vida. Às vezes, o vírus se torna novamente ativo, causando o "cobreiro" - herpes zoster - (infecção dolorosa que normalmente, mas não sempre, acontece no dorso ou nádegas). O primeiro sinal da catapora é uma erupção cutânea (manchas, inicialmente) que evolui para bolhas. Depois de 2 a 3 semanas as bolhas se tornam crostas e desaparecem.

causas

O vírus de varicela-zoster é um membro da família de herpesvírus. A catapora é uma doença grave em adultos, pessoas com problemas de imunidade, e recém-nascidos cujas as mães tiveram catapora ao redor da data do parto.

sintomas

Os sintomas normalmente aparecem em torno de duas semanas após a exposição, embora possam aparecer a qualquer momento, permanecendo entre 10 e 21 dias. Principais sintomas: 1. erupção cutânea avermelhada e bolhosa; 2. febre. A complicação mais comum de catapora é infecção bacteriana da pele. O vírus às vezes pode causar pneumonia, inflamação do fígado, e uma infecção do sistema nervoso central.

diagnosticos

O diagnóstico da catapora baseia-se na observação clínica das característica da erupção cutânea bolhosa. Porém, o vírus pode ser descoberto e/ou cultivado de bolhas de catapora durante os primeiros dias da erupção cutânea. O sangue da pessoa pode ser testado para determinar se ele teve catapora no passado.

tratamentos

Aciclovir é usado para tratar casos complicados ou mais severos de varicela. Geralmente não se usa medicação para controlar casos em crianças saudáveis. A maioria das pessoas recupera-se sem graves efeitos a longo prazo. Apesar do fato da varicela ser uma doença que ativa a imunidade, o vírus pode se reativar a qualquer hora causando o herpes zoster (cobreiro).