Buscar no site




















Vitiligo

O que voce gostaria de saber

descriçao

O vitiligo é uma moléstia que produz na pele áreas lisas e brancas.

causas

Essas manchas ocorrem pela perda das células produtoras de pigmento da pele, denominadas melanócitos.

sintomas

As placas brancas de vitiligo podem aparecer em áreas determinadas ou podem abranger todo o corpo. A pele acometida fica hipersensível à exposição solar, e geralmente produz vilosidade também branca, porque a ausência de melanócitos também afeta os folículos pilosos.

diagnosticos

Essa doença, via de regra, fica de manifesto junto com outras como a diabete, a anemia perniciosa, a denominada doença de Addison, ou a doença tireóidea, e pode produzir depois um trauma físico - pouco freqüente -, por exemplo, um traumatismo da cabeça. A mudança na pigmentação pode provocar uma grande desfiguração, que chegue a afetar gravemente a psicologia do doente.

tratamentos

Em certos casos, tratamentos que combinam psoralenos (fármacos fotossensíveis) e raios ultra-violetas A (PUVA) podem ser efetivos para evitar as manchas de vitiligo, sempre que seja realizado durante toda a vida. A cura dessa doença não é conhecida. Os filtros solares servem para evitar a queimadura das áreas afetadas. Algumas pessoas usam tintas que não mancham a roupa e duram vários dias para ocultar as pequenas áreas afetadas pela perda dos melanócitos.