Buscar no site




















Tosse

O que voce gostaria de saber

descriçao

É um movimento de ar, repentino, ruidoso e violento, que ajuda a limpar as vias respiratórias, expulsando partículas, resíduos ou mucosidade.

causas

As causas podem ser diversas e as características da tosse permitirão ao médico determinar a sua origem.

diagnosticos

Quando existe expulsão de escarro ao tossir, a cor amarela, pardacenta ou esverdeada indica uma infecção bacteriana; quando o escarro é transparente, branco ou aquoso, provém de uma alergia, uma simples irritação ou de um vírus. Quando a expectoração apresenta sangue, pode ser uma bronquite. Mas, quando existe a presença de sangue no escarro (hemoptise), deve ser consultado o médico, pois, em certos casos, pode indicar uma embolia pulmonar, um câncer de pulmão, um infarto pulmonar ou alguma outra moléstia de origem pulmonar.

tratamentos

Recomenda-se não tratar, numa primeira fase, a tosse com expectoração, pois essa expulsão tem uma missão muito importante: limpar o trato respiratório. O tratamento deve focalizar a origem da expectoração. Quando a tosse é produzida por uma alergia, pode-se ministrar um anti-histamínico, ou um antibiótico quando é uma infecção bacteriana. A tosse seca (sem expectoração) pode ser tratada com medicamentos antitussígenos ou expectorantes. Esses últimos facilitam a expectoração, fazendo com que as secreções dos brônquios fiquem mais macias. Os antitussígenos utilizados são: nebulizações (inalação de vapor com vaporizador, que alivia a irritação das vias aéreas e torna mais macias as secreções, sem efeitos colaterais); anestésicos locais (inibem a reflexo da tosse, e são de aplicação direta); dextrometorfano (não apresenta efeitos adversos e inibe a geração de tosse no cérebro); codeína (inibe o próprio centro da tosse mas pode causar sonolência, náuseas, obstipação e vômitos); emolientes (aliviam a irritação da laringe). Quando a tosse forma parte de um quadro de asma brônquica ou de um enfisema, e existe o estreitamento das vias aéreas, sugere-se o tratamento com broncodilatadores. Os anti-histamínicos somente podem ser utilizados quando a origem da tosse é alérgica.